Imprimir E-mail

SEJA UM JOVEM NATURALISTA DO SÉCULO XXI

O Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas é um concurso para você, que tem curiosidade e gosta de observar o mundo. O convite é para investigar a diversidade de formas de vida presentes nos ambientes amazônicos. A promoção é do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Conservação Internacional - Brasil, apoiada pela Escola da Biodiversidade Amazônica - Ebio, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. O intuito é estimular nos estudantes dos níveis de ensino fundamental e médio o desejo de descobrir, por meio da ciência, os diversos ambientes da região amazônica e suas interrelações. Siga o exemplo dos antigos naturalistas – estudiosos que, entre o século XVII e o início do século XX, antes da consolidação da disciplina biologia, estiveram empenhados em documentar e classificar o mundo natural.

O tema do Prêmio é a Biodiversidade Amazônica. Biodiversidade (ou diversidade biológica) é a soma de todas as espécies de organismos, a variabilidade de genes, a diversidade de ecossistemas e as complexas interações ecológicas que existem entre elas. A riqueza de espécies está concentrada nas regiões tropicais, sendo a Amazônia o local com maior biodiversidade do planeta, abrigando cerca de 10% de todas as espécies existentes na Terra.

Nesta corrida pelo saber, todo mundo sai ganhando, aluno, professor, escola e município. Leia o Manual do Jovem Naturalista, o Regulamento e acompanhe o Calendário do concurso. Para conhecer mais sobre biodiversidade e os vencedores das edições anteriores, visite o site do Prêmio no endereço: http://marte.museu-goeldi.br/marcioayres/ e blog da Ebio escolabioamazonica.blogspot.com, ou entre em contato com o correio eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .