Gorayeb inaugura ciclo de palestras do Prêmio José Márcio Ayres

O pesquisador e educador discorrerá sobre as curiosidades sobre a fauna e flora regional, dando início aos Encontros com a Biodiversidade Amazônica promovidos pela organização do Prêmio através de palestras, trilhas e oficinas.

Agência Museu Goeldi – A 5ª edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas(PJMA) inicia seu ciclo de palestras sobre a biodiversidade amazônica nesta quarta-feira (21) com o especialista em Entomologia, Dr. Inocêncio Gorayeb, pesquisador da Coordenação de Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. O pesquisador abordará algumas das curiosidades sobre a imensa quantidade de espécies animais e vegetais da Amazônia.

Durante a palestra, Gorayeb apresentará casos de adaptação e evolução de algumas espécies de insetos e vertebrados, além de contextualizar a história evolutiva da região e seus diferentes ecossistemas, mostrando como as diversas mudanças ocorridas na Amazônia contribuíram para a riqueza da biodiversidade atual.

Inocêncio destaca a importância de divulgar a biodiversidade amazônica nas escolas. Para ele, o PJMA tem o papel de transmitir conhecimento e incentivar vocações científicas na Amazônia: “Há uma necessidade de ampliar o conhecimento sobre a Amazônia para o seu uso e proveito correto. Há muito para se fazer e esse é um incentivo para jovens cientistas”.

O palestrante – Inocêncio Gorayeb é Pós-Doutor em Sistemática Biológica pela University of Florida (Estados Unidos), taxonomista, sistemata, especialista em Entomologia e pesquisador titular da Coordenação de Zoologia (CZO) do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG. Atua nas áreas de Zoologia de invertebrados com ênfase aos dípteros, hematófagos, Sistemática de Tabanidae, neotropicais com ênfase em fauna amazônica, meio ambiente, ciência e tecnologia.

PJMA – A 5ª edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas, lançada na última sexta-feira (16/09), tem uma programação que incluem palestras, trilhas e oficinas voltadas para alunos de ensino fundamental e médio até o final deste ano. A próxima palestra acontece no dia 28/09, com o tema “A importância das corujas nas áreas urbanas”, e será ministrada pelo biólogo Marcos Cruz, vencedor da segunda edição do PJMA. Clique aqui e confira a programação.

Serviço: Palestra “Curiosidades sobre a biodiversidade amazônica” com Dr. Inocêncio Gorayeb, na quarta-feira, dia 21 de setembro, às 9h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira (Parque Zoobotânico do MPEG, Av. Magalhães Barata, 376). Entrada gratuita.


Texto: Paola Caracciolo

 

Realização:                                                                                                                                                    Patrocínio:

Apoio: