Impactos das mudanças climáticas na Biodiversidade

O pesquisador Leandro Valle Ferreira (MPEG) apresenta dados sobre os efeitos causados pelas alterações no clima

Agência Museu Goeldi – Você sabia que os impactos causados pelas mudanças climáticas são alguns dos principais fatores para a perda de biodiversidade na Amazônia? Na palestra “Impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade” você vai entender um pouco mais sobre a relação entre esses dois elementos. O evento acontece nesta quarta-feira (19), no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, às 09h.

A palestra será ministrada pelo pesquisador Leandro Valle Ferreira, doutor em ciências biológicas e pesquisador da Coordenação de Botânica do Museu Goeldi, que apresentará alguns dos fatores que agravam o efeito estufa e causam alterações no clima da região.

Emissões de CO2 – Junto com a queima de combustíveis fósseis (responsável por 80% das emissões de gás carbônico na atmosfera), as queimadas, o desmatamento e o uso inadequado da terra contribuem significativamente para as emissões – cerca de 75% das emissões de CO2 no Brasil decorrem das queimadas e do desmatamento na Amazônia, que atualmente possui 19% de sua área desmatada (cerca de 742 mil km²).

Devido às emissões de gás carbônico, agrava-se o efeito estufa, e por conseqüência ocorrem alterações nos ciclos das chuvas, na umidade relativa do ar, podendo gerar longos períodos de seca, enchentes e proporcionam condições favoráveis para queimadas.

PJMA – A palestra faz parte da programação da 5ª edição do Prêmio Márcio Ayres para Jovens Naturalistas, iniciativa do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Conservação Internacional – CI Brasil, que conta nesta edição com o apoio do projeto Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio, subprojeto do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. Até o mês de novembro, o PJMA realiza palestras, oficinas e trilhas para proporcionar aos estudantes e professores participantes uma melhor compreensão sobre a biodiversidade amazônica. As atividades são realizadas no Parque Zoobotânico do MPEG, e a programação completa pode ser acessada através do site www.marte.museu-goeldi.br/marcioayres

Palestrante - Leandro Valle Ferreira é doutor em ciências biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. É pesquisador da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi e coordenador da pesquisa botânica no projeto Estudo da Seca na Floresta – ESECAFLOR.

Serviço: Palestra “Impactos das mudanças climáticas na biodiversidade”. Dia 18/10, às 9h, no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira (Parque Zoobotânico do MPEG – Av. Magalhães Barata, 376). Entrada Franca.

Realização:                                                                                                                                                    Patrocínio:

Apoio: