Museu promove Pororoca da Biodiversidade Amazônica

O evento reúne uma programação sobre ciência e biodiversidade amazônica voltada para estudantes e professores das escolas do estado

 

Visitantes_podero_conhecer_as_pesquisas_realizadas_pelo_MuseuAgência Museu Goeldi - 5 de junho de 2012 é Dia Mundial do Meio Ambiente e também dia de participar da Pororoca da Biodiversidade Amazônica no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi: uma mostra diversificada de projetos, métodos e ferramentas de pesquisa sobre a diversidade biológica da Amazônia e sua relação com as culturais regionais. O evento é promovido pelo Prêmio José Márcio Ayres (PJMA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Escola da Biodiversidade Amazônica (EBio/INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia). O evento também faz parte das atrações da nova exposição – O Museu Que Voce Não Conhece – na Rocinha do Goeldi, aberta a visitação pública a partir do dia 1 de junho de 2012.

Em tupi “pororóka” significa “estrondo”. Na Amazônia, a palavra designa as grandes ondas dos rios amazônicos, que conseguem levar tudo o que há pela frente. Na Pororoca da Biodiversidade Amazônica o conhecimento é o que inicia uma grande onda de reflexões e percepção crítica da nossa região. Neste ano, o tema “Conhecendo os bastidores da ciência” convida os visitantes a entrar em contato não apenas com a ciência, mas com aqueles que a produzem.

Atividades – Ao lado do Castelinho, vinte stands reunirão pesquisas desenvolvidas pelo Museu Goeldi (Zoologia, Botânica, Ciências Humanas e Ciências da Terra e Ecologia), pelas equipes de educação do Museu Goeldi e da Universidade do Estado do Pará, além de trabalhos vencedores de edições passadas do PJMA. Amanda Monte (3º lugar do Ensino Fundamental/2ª edição do Prêmio) apresenta “Aquarela Amazônica: estudo das interações comportamentais das aves aquáticas do Parque Zoobotânico”; Marcos Cruz (2º lugar do Ensino Médio/2ª edição) fala sobre o trabalho “Observação do comportamento, sobretudo adaptativo, da coruja suindara (Tyto Alba) em áreas urbanas de Belém-PA”; Mariana Galuppo (1º lugar do Ensino Fundamental/4ª edição) apresenta “Diversidade de espécies arbóreas amazônicas na Praça Batista Campos”; e Wescley Pereira (2º lugar do Ensino Médio/4ª edição) traz o estudo “Atributos dermatológicos do muco da lesma aplicado em seres humanos”. Alguns destes jovens naturalistas foram protagonistas da websérie Naturalistas do Século XXI, onde contaram o processo de pesquisa e a experiência de ter participado do Prêmio.

A Trilha de Observação de Insetos, promovida pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (NUVOP/MPEG), terá como objetivo despertar nos visitantes a percepção sobre os insetos. Serão 10 pontos de interpretação no Parque com monitores destacando a presença de abelhas, cigarras, borboletas, formigas, cupins, moscas e insetos aquáticos. A equipe técnica da Entomologia do Museu Goeldi fará parte desta atividade, mostrando insetos e armadilhas utilizadas para coleta em campo. Esta atividade continuará durante o mês de junho, todas as terças e quintas-feiras (com exceção do dia 07/06).

Também será realizada a Oficina de Ciência, pelo Laboratório de Ecologia de Insetos (MPEG). Com atividades lúdicas e educativas, a oficina tem como objetivo trabalhar conceitos básicos, como biodiversidade e evolução, de forma introdutória para crianças e jovens.

Para participar da Trilha de Observação de Insetos e da Oficina de Ciência, é necessária inscrição prévia pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 3182-3219. Ainda haverá Mostra de Vídeos, com algumas sessões comentadas.

Lançamento de episódios – Durante a Mostra de Vídeos, serão lançados os três últimos episódios da websérie “Naturalistas do Século XXI”. Em “Fruto nosso de cada dia – o açaí em Igarapé-Miri”, Denner Ferreira conta como realizou o trabalho que conquistou o 3º lugar do Ensino Fundamental na 4ª edição do PJMA. O assunto de Denner é o consumo de açaí em uma comunidade do município de Igarapé-Miri (PA). “Três etapas de uma busca – o perfil do jovem naturalista” é um websode interativo dividido em três partes, cada uma referente a um trabalho de Wescley Pereira. O jovem cientista participou e venceu três edições do PJMA. A websérie encerra com “Entendendo o invasor – os cupins do Acará”, o estudo de Raimundo Oliveira sobre os danos causados pelos cupins em residências do seu município, o Acará (PA), que lhe rendou o 1º lugar do Ensino Fundamental na 1ª edição do PJMA e uma mobilização pela educação no Acará que envolveu a Secretaria Municipal de Educação, as escolas, pesquisadores do Museu Goeldi e a organização do Prêmio.

A série, produzida pelo Móvel – Laboratório Multimídia de Comunicação Pública da Ciência do Museu Goeldi, é dividida em 9 episódios, que resgatam a trajetória de vencedores do Prêmio Márcio Ayres. Você pode conferir todos os episódios na página do Museu Goeldi no Youtube.

PJMA - Criado em 2003, em uma parceria entre o Museu Goeldi e a Conservação Internacional do Brasil, o Prêmio Márcio Ayres realiza sua quinta edição com o apoio do projeto Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio, subprojeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. O Prêmio incentiva estudantes de ensino fundamental e médio a inscreverem trabalhos científicos sobre o tema biodiversidade, com o objetivo de ampliar a divulgação e a discussão deste assunto nas escolas da rede pública e privada. As inscrições vão até 20/08/12. Mais informações no site do Prêmio e pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Serviço: Pororoca da Biodiversidade Amazônica, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 9h no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Entrada gratuita para estudantes, professores e escolas. Inscreva-se pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 3182-3219.

Texto: Luena Barros e Joice Santos

 


POROROCA DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA

Conheça os bastidores da ciência

5 de junho de 2012 – Dia Mundial do Meio Ambiente

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

Horário: 9h às 16h30

STANDS

1. Populações Ribeirinhas – Relações do Homem com o Ambiente
2. Plantas utilizadas no artesanato indígena Ka´apor
3. Répteis e Anfíbios das Serras das Andorinhas e do Pardo.
4. Mamíferos aquáticos na Amazônia
5. Diversidade de insetos na Amazônia 
6. Borboletas da Amazônia
7. Modelagem da distribuição de espécies vegetais na Amazônia
8. Anatomia vegetal
9. O voo adaptado das sementes
10. Carpoteca
11. Fibras e vegetais e sua utilização artesanal
12. Coleção Didática Emília Snethlage
13. Kits e jogos educativos
14. Escola da Biodiversidade Amazônica/ NECAPS

Barraca do Prêmio Márcio Ayres

15. Vencedores das edições anteriores
16. Aquarela Amazônica: Estudo das interações comportamentias das aves aquáticas do Parque Zoobotânico
17. Atributos dermatológicos do muco da lesma aplicado em seres humanos
18. Observação do comportamento, sobretudo adaptativo, da coruja Suindara (Tytoalba) em áreas urbanas de Belém-Pa
19. Diversidade de espécies arbóreas Amazônicas da Praça Batista Campos

Programação Especial

20. *Trilha de insetos – NUVOP (Esta ação acontecerá toda 3ª e 5ª do mês de junho, menos no feriado do Corpus Christi - 7/6)
21. *Ação Jardim botânico vai a escola – NUVOP (voltado para Educação Infantil)
22. *Oficina de Ciência do Laboratório de Comunidades de Insetos
23. Mostra de Vídeos com Lançamento de episódios da websérie Naturalistas do Século XXI

* Inscreva-se no Núcleo de Visitas Orientadas do Museu Goeldi, através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 3182-3219

Promoção: Prêmio José Márcio Ayres Para Jovens Naturalistas – 5ª edição

Museu Paraense Emílio Goeldi

Apoio: Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio/ INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, CNPq, MCTI, Fapespa e UEPA

 

Realização:                                                                                                                                                    Patrocínio:

Apoio: