Prêmio Márcio Ayres estende prazo para inscrição de trabalhos

Agência Museu Goeldi – Estudantes do ensino fundamental e médio do Pará, da rede pública e particular, conseguiram mais tempo para concorrer à quinta edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas (PJMA). O prazo final para entrega dos trabalhos foi adiado para 31 de outubro de 2012.

Criado em 2003, o Prêmio é fruto da parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Conservação Internacional do Brasil. Em sua quinta edição, conta com o apoio do projeto Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio, subprojeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia.

Mais que um concurso, esta iniciativa é um processo educativo que incentiva os estudantes a investigarem a Biodiversidade Amazônica, com o objetivo de ampliar a divulgação e a discussão deste assunto nas escolas da rede pública e privada.

Inscrições – No site do Prêmio, os interessados podem fazer download do Manual dos Jovens Naturalistas, Regulamento do concurso, Guia para os professores orientadores, de esquemas de pesquisa com plantas ou animais e de palestras sobre diversos temas relacionados à biodiversidade, como também conhecer a história de alguns dos vencedores na websérie Jovens Naturalistas do Século XXI, que conta com nove episódios.

Aos estudantes do Ensino Fundamental são permitidas pesquisas individuais ou em dupla. Já os trabalhos do Ensino Médio são individuais. As pesquisas devem ser orientadas por professores da escola em que os alunos estão matriculados e abordar o tema Biodiversidade Amazônica. Os educadores também dispõem do blog da Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio para tirar dúvidas sobre práticas pedagógicas no ensino da biodiversidade.

Quem deseja participar do concurso deve enviar o trabalho escrito pelos Correios, até o dia 31 de outubro, endereçado ao Museu Paraense Emílio Goeldi, Serviço de Educação – Av. Magalhães Barata, 376 – São Braz, C.P. 399, CEP 66040-170, Belém-PA.

Seleção – A relação dos melhores trabalhos selecionados para etapa final do concurso será divulgada no Portal do Museu Goeldi no dia 19 de novembro. Na última fase do Prêmio, os estudantes finalistas deverão fazer uma exposição oral das pesquisas que desenvolveram no dia 3 de dezembro. O resultado final (obtido pela somatória do trabalho escrito e da apresentação oral) será avaliado por uma comissão formada por educadores e pesquisadores.

Premiação - Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento da 5ª edição, no dia 4 de dezembro de 2012. Os prêmios a ser entregues são notebooks (primeiro lugar), máquina fotográfica digital (segundo lugar) e bicicleta (terceiro lugar). Além disso, haverá premiações para os professores orientadores (notebooks), para as escolas com melhores desempenhos (kit de publicações) e os municípios que demonstrarão mais capacidade de mobilização.

Atividades educativas – Lançada em 2011, a quinta edição do Prêmio realizou uma ampla programação educativa com oficinas, trilhas educativas e palestras com pesquisadores para as escolas da região metropolitana de Belém. No dia 5 de junho de 2012, o circuito de atividades do primeiro semestre foi encerrado com a Porococa da Biodiversidade, uma mostra diversificada de pesquisas em biodiversidade realizadas pelo Museu Goeldi.

Os apoiadores do Prêmio Márcio Ayres incluem a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Amazônia Paraense (Fapespa).

Serviço: 5ª Edição do Prêmio Márcio Ayres para Jovens Naturalistas. Tema Biodiversidade Amazônica.Inscrições de trabalhos até 31 de outubro de 2012. Mais informações no site do Prêmio, pelos telefones (91) 31823216/31823217 ou pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PJMA
Prazo final de inscrição: 31/10/12